Precisa de ajuda?

Prensa Hidráulica

Filtro
Definir Direção Decrescente

10 itens

por página
Ver como Grade Lista
Filtro
Definir Direção Decrescente

10 itens

por página
Ver como Grade Lista

A prensa hidráulica pode te ajudar na execução de diferentes atividades, sabia? Este equipamento é amplamente utilizado em diferentes indústrias e segmentos de trabalho e possui um mecanismo de funcionamento muito interessante.

Se você está em busca de uma loja online de ferramentas onde possa encontrar produtos com preços imbatíveis e informações para esclarecer suas dúvidas, o Palácio das Ferramentas é o seu lugar. Continue a leitura conosco!

O que é e para que serve uma prensa hidráulica?

Como veremos abaixo, a prensa hidráulica é uma ferramenta pertencente ao grupo das hidráulicas, ou seja, que utiliza a força gerada por fluídos para executar sua função.

Presente em diversas indústrias e segmentos, a prensa hidráulica é um equipamento utilizado para cortar, dobrar e modelar materiais, além de comprimir objetos de grande massa e volume em pequenos blocos.

As prensas hidráulicas podem ser classificadas pela sua capacidade de prensar. Tal capacidade é sempre medida em unidade de peso – normalmente, em toneladas. Estas são as principais prensas.

  • Prensa hidráulica 10 t.
  • Prensa hidráulica 15 t.
  • Prensa hidráulica 30 t.
  • Prensa hidráulica 100 t.

Além disso, podemos classificar as prensas hidráulicas por outras características, funcionalidades e mecanismos.

  • Prensa hidráulica de bancada.
  • Prensa hidráulica industrial.
  • Prensa hidráulica manual.
  • Prensa hidráulica motorizada.

Prensa hidráulica e o Princípio de Pascal

Para entender como uma prensa hidráulica é capaz de executar tanta força de uma só vez, é necessário conhecer o conceito científico por trás deste equipamento, o Princípio de Pascal.

A prensa hidráulica é, como o próprio nome sugere, uma ferramenta de tipo hidráulico, assim como elevadores hidráulicos e sacadores hidráulicos.

Isso significa que ela funciona a partir da força gerada por fluidos. Essa força, por sua vez, se baseia no Princípio de Pascal, que afirma que um impulso aplicado sobre um ponto se redistribui igualmente por todo o fluido, multiplicando, desta forma, a força aplicada.

CONHECENDO OUTROS TIPOS DE PRENSAS

A prensa hidráulica não é a única forma de prensa existente. A seguir, confira outros tipos de prensas que utilizam diferentes fontes de energia para a execução de suas funções.

Prensa mecânica

A prensa mecânica funciona a partir de um motor elétrico, e seu acionamento se dá por meio de um volante. A prensa acumula e transfere energia para os movimentos de subida e descida.

Prensa pneumática

Na prensa pneumática, o funcionamento se dá por meio do ar comprimido. Para tanto, este tipo de prensa deve contar com um compressor de ar, acionado por alavanca, que comanda a válvula e aciona o pistão que executa os movimentos para cima e para baixo.

Prensa manual

A prensa manual é a mais antiga de todas e é utilizada apenas para pequenos trabalhos, visto que depende da energia manual, ou seja, da própria pessoa que a está utilizando, para operar. Um exemplo clássico de dispositivo de prensagem manual é o quebra-nozes.

PRENSA HIDRÁULICA E MUITO MAIS NO PALÁCIO DAS FERRAMENTAS

Está pronto para adquirir sua próxima prensa hidráulica? Então, aproveite para fazer sua compra aqui, no Palácio das Ferramentas, com preços e condições de pagamento imperdíveis! Não deixe de conhecer nossos outros departamentos, como o de alinhadores de monobloco.