A máscara para solda é um equipamento de proteção individual (EPI) imprescindível para a operação das máquinas de solda. Além de proteger contra riscos de acidentes durante a soldagem, ela também pode evitar problemas a longo prazo para quem trabalha com frequência com este tipo de máquina.
Aqui, no Palácio das Ferramentas, você encontra diversas opções de máscara de solda e outros acessórios para solda, e ainda fica por dentro de tudo o que precisa saber para acertar na escolha na hora de comprar a sua. Continue a leitura com a gente e conheça mais sobre as máscaras para solda.
Como já foi mencionado, a máscara de solda é um acessório de segurança. Ela protege os operadores de máquinas de solda contra a chama, a fumaça e os gases emitidos durante o processo de soldagem de materiais. Além disso, ela também é capaz de evitar o contato direto com a radiação – outro resultante deste tipo de trabalho.
Para garantir a segurança necessária para quem trabalha com máquinas de solda, as máscaras para solda são fabricadas com materiais específicos, resistentes às faíscas e ao calor extremo produzido pelo maçarico.
De modo geral, a máscara para solda envolve e protege toda a cabeça e o pescoço, e conta com um visor com lente especial para proteger os olhos. É justamente o visor, inclusive, a principal diferença entre os tipos de máscaras.
Basicamente, existem dois tipos de máscara para solda: a convencional, também chamada de passiva, e a máscara de solda automática, uma versão mais moderna e com recursos adicionais, para garantir maior segurança, conforto e versatilidade. Confira a seguir as características destes dois modelos.
Trata-se do modelo mais comum e utilizado mundo afora. Foi criado há décadas e garante uma excelente proteção ao operador. Sua principal vantagem é o preço, que costuma ser acessível, na casa das dezenas de reais.
No entanto, a máscara de solda passiva oferece menos praticidade na rotina de trabalho. Seu visor é escuro e não pode ser regulado, sendo necessário levantar a máscara para enxergar melhor o trabalho de soldagem. Isso implica em mais tempo para realizar trabalhos.
Ao optar por uma máscara de solda convencional, é importante se atentar à qualidade do material empregado em sua fabricação. Modelos com valores muito baixos podem representar uma economia no bolso, mas um prejuízo à saúde, especialmente para quem trabalha regularmente com solda.
Também chamada de máscara de solda eletrônica, os modelos automáticos foram inventados mais recentemente e contam com uma boa dose de tecnologia em sua fabricação. Seu visor é claro e escurece automaticamente à chama da soldagem, variando de acordo com a necessidade.
Para tanto, conta com uma bateria interna. Em alguns modelos, ela se recarrega de forma automática, tendo como fonte a luz emitida pela soldagem. Em outros casos, a bateria é convencional e precisa ser trocada quando a carga acabar.
A máscara de solda eletrônica oferece um grau maior de segurança, conforto e praticidade, mas tudo isso eleva o seu preço. Quem deseja contar com uma máscara deste tipo precisará desembolsar uma quantia maior.
Vale destacar que existem modelos de máscara de solda automática com regulagem, onde é possível ao operador determinar a intensidade do filtro do visor, a sensibilidade à luz e até mesmo o retardo do visor, ou seja, o tempo que ele levará para clarear após a soldagem.
Gostou de conhecer mais a respeito da máscara para solda? Então agora é hora de navegar pela nossa loja online e escolher uma para chamar de sua. Aproveite também para conferir nossas seções de solda e acessórios e consumíveis para solda.